Um título bastante discutido pelos críticos do mundo dos videogames está cada vez mais se assemelhando a um longa-metragem de Hollywood repleto de efeitos especiais. É o jogo Tom Clancy's HAWX, uma das maiores promessas da Ubisoft para este ano. Também, com aproximadamente 12.000 quilômetros quadrados de terrenos a serem sobrevoados, não era para menos.
Simon Thomas, o designer-líder do game, afirmou que a trama de HAWX levará os jogadores a voarem sobre terras das Américas, seja Chicago, Cabo Canaveral, Rio de Janeiro ou o extremo sul do Chile. Isso combina perfeitamente com as mais de 60 aeronaves licenciadas pelas companhias "pouco" conhecidas como Boeing, Lockheed Martin, Northrop Grumman e Eurofighter. Enfim, uma mistura de dar água na boca para os fãs de vôo.
Além de tudo, detentor de um forte modo cooperativo
Até quatro pessoas poderão participar de vôos cooperativos no game. O interessante, aqui, é que boa parte das missões está interligada com os fatos occoridos em Ghost Recon Advanced Warfighter 2, como a missão Adder (uma das primeiras do jogo). Um prato cheio para quem já está familiarizado com a trama elaborada de Tom Clancy.
É claro que HAWX é encarado como um game plenamente arcade, pois seria impossível, por exemplo, atirar mais de 100 mísseis do jeito que ocorre nos vídeos. Mas, dessa forma, o jogo fica muito mais atraente e dinâmico, pois o gamer ficará sempre armado contra qualquer tipo de ameaça aérea. E, ao que tudo indica, os fãs de tiroteios no ar terão a oportunidade de experimentar embates ferozes logo no início do game.
Com três amigos ao seu lado, tudo ficará ainda mais emocionante. Seja investindo contra um determinado alvo ou defendendo certo território, ondas de tanques terrestres, helicópteros e aviões de guerra poderão atrapalhar — e muito — no cumprimento dos objetivos. Nem mesmo manobrando com destreza um veloz F-22 Raptor poderá ser o suficiente para amenizar o caos.
Antes das missões, é essencial escolher aeronaves que satisfaçam plenamente a expectativa dos pilotos. Cada veículo aéreo terá características básicas como armadura, manejo (ou "direção") e velocidade, mas os jogadores deverão estar sempre atentos às capacidades de tiro do ar para a terra ou do ar para o ar. A missão pode ficar um tanto comprometida caso o piloto escolha uma nave, digamos, "inconveniente" para a ocasião.
Vale ressaltar que essa é escolha também é muito importante nas missões cooperativas devido à variedade de objetivos dentro de uma mesma missão em conjunto. A inteligência artificial simplesmente não aceitará fogo inimigo de forma fácil, pois poderá direcionar os oponentes a se desviarem de mísseis e tiros de maneira impressionante.
O próprio Simon Thomas fez uma crítica curiosa em relação à série Ace Combat, da Namco Bandai Games. Apesar de muito divertida e reconhecida no mundo inteiro, a franquia foi criticada por Thomas por causa de sua "jogabilidade muito fechada". O designer afirmou que tentará consertar isso com HAWX combinando comandos mais interessantes com cenários da vida real (pois nem mesmo o Maracanã escapou, não é mesmo?).
Seguindo os relatos presentes na web, é possível afirmar que os controles de HAWX serão bastante satisfatórios, mesmo para aqueles que nunca pilotaram um avião virtual na vida. Talvez a situação complique um pouco nos computadores, mas, nos consoles, tudo indica que os comandos serão simples, intuitivos e ideais também para os gamers mais radicais.
A Ubisoft mostrou recentemente que, para os iniciantes, haverá tutoriais que abrangem desde movimentos básicos pelos céus até o uso de armas e realização de manobras mais avançadas. Mas, caso os gamers arrisquem elevar o nível de dificuldade depois de um certo tempo de experiência, alguns comandos de ajuda desaparecerão da tela.
E, como muita gente já sabe, os visuais do game parecem ser muito elevados, se comparados com o que ocorre em outros jogos da atual geração. Para acompanhar esses cenários caóticos extremamente atraentes, espera-se que a ambientação sonora se mostre competente e fiel. Com uma jogabilidade simples e prática, o "pacote" ficará completo.
A versão demonstrativa de Tom Clancy's HAWX está para aparecer ainda em fevereiro deste ano, mas, de acordo com relatos recentes da Ubisoft, o jogo completo despontará nas prateleiras das lojas em março. Como de praxe: PC, PlayStation 3 e Xbox 360.
Simon Thomas, o designer-líder do game, afirmou que a trama de HAWX levará os jogadores a voarem sobre terras das Américas, seja Chicago, Cabo Canaveral, Rio de Janeiro ou o extremo sul do Chile. Isso combina perfeitamente com as mais de 60 aeronaves licenciadas pelas companhias "pouco" conhecidas como Boeing, Lockheed Martin, Northrop Grumman e Eurofighter. Enfim, uma mistura de dar água na boca para os fãs de vôo.
Além de tudo, detentor de um forte modo cooperativo
Até quatro pessoas poderão participar de vôos cooperativos no game. O interessante, aqui, é que boa parte das missões está interligada com os fatos occoridos em Ghost Recon Advanced Warfighter 2, como a missão Adder (uma das primeiras do jogo). Um prato cheio para quem já está familiarizado com a trama elaborada de Tom Clancy.
É claro que HAWX é encarado como um game plenamente arcade, pois seria impossível, por exemplo, atirar mais de 100 mísseis do jeito que ocorre nos vídeos. Mas, dessa forma, o jogo fica muito mais atraente e dinâmico, pois o gamer ficará sempre armado contra qualquer tipo de ameaça aérea. E, ao que tudo indica, os fãs de tiroteios no ar terão a oportunidade de experimentar embates ferozes logo no início do game.
Com três amigos ao seu lado, tudo ficará ainda mais emocionante. Seja investindo contra um determinado alvo ou defendendo certo território, ondas de tanques terrestres, helicópteros e aviões de guerra poderão atrapalhar — e muito — no cumprimento dos objetivos. Nem mesmo manobrando com destreza um veloz F-22 Raptor poderá ser o suficiente para amenizar o caos.
Nem um pouco repetitivo
Uma das promessas mais fortes dos desenvolvedores da Ubisoft é o fato de HAWX explorar completamente os cenários americanos com missões variadas e extremamente dinâmicas. Basta afirmar que, dentre as missões, estará a famosa "missão de proteção" do famoso Air Force One, avião presidencial dos Estados Unidos. O mais curioso é que a grande aeronave poderá ser protegida pelos modelos mais curiosos, como um Russian Sukhoi Su-37 Terminator, por mais que jatos MiG-23 russos estejam bombardeando o presidente e sua equipe política.
Antes das missões, é essencial escolher aeronaves que satisfaçam plenamente a expectativa dos pilotos. Cada veículo aéreo terá características básicas como armadura, manejo (ou "direção") e velocidade, mas os jogadores deverão estar sempre atentos às capacidades de tiro do ar para a terra ou do ar para o ar. A missão pode ficar um tanto comprometida caso o piloto escolha uma nave, digamos, "inconveniente" para a ocasião.
Vale ressaltar que essa é escolha também é muito importante nas missões cooperativas devido à variedade de objetivos dentro de uma mesma missão em conjunto. A inteligência artificial simplesmente não aceitará fogo inimigo de forma fácil, pois poderá direcionar os oponentes a se desviarem de mísseis e tiros de maneira impressionante.
Também é importante lembrar que, apesar da intrigante variedade de objetivos, a adrenalina será um fator constante dentro das batalhas aéreas. A Ubisoft garante que, com alguns minutos de jogo, os gamers logo ficarão imersos profundamente em tiros, explosões e manobras alucinantes. E, mesmo com toda essa violência aérea, os jogadores deverão tramar estratégias para a finalização das missões.
Tecnicamente completo
O próprio Simon Thomas fez uma crítica curiosa em relação à série Ace Combat, da Namco Bandai Games. Apesar de muito divertida e reconhecida no mundo inteiro, a franquia foi criticada por Thomas por causa de sua "jogabilidade muito fechada". O designer afirmou que tentará consertar isso com HAWX combinando comandos mais interessantes com cenários da vida real (pois nem mesmo o Maracanã escapou, não é mesmo?).
Seguindo os relatos presentes na web, é possível afirmar que os controles de HAWX serão bastante satisfatórios, mesmo para aqueles que nunca pilotaram um avião virtual na vida. Talvez a situação complique um pouco nos computadores, mas, nos consoles, tudo indica que os comandos serão simples, intuitivos e ideais também para os gamers mais radicais.
A Ubisoft mostrou recentemente que, para os iniciantes, haverá tutoriais que abrangem desde movimentos básicos pelos céus até o uso de armas e realização de manobras mais avançadas. Mas, caso os gamers arrisquem elevar o nível de dificuldade depois de um certo tempo de experiência, alguns comandos de ajuda desaparecerão da tela.
E, como muita gente já sabe, os visuais do game parecem ser muito elevados, se comparados com o que ocorre em outros jogos da atual geração. Para acompanhar esses cenários caóticos extremamente atraentes, espera-se que a ambientação sonora se mostre competente e fiel. Com uma jogabilidade simples e prática, o "pacote" ficará completo.
A versão demonstrativa de Tom Clancy's HAWX está para aparecer ainda em fevereiro deste ano, mas, de acordo com relatos recentes da Ubisoft, o jogo completo despontará nas prateleiras das lojas em março. Como de praxe: PC, PlayStation 3 e Xbox 360.