server-do-mes Nome: Criando Portais
Versão: Criando Portais
Xp: Criando Portais
Drop: Criando Portais
Site: Criando Portais
publicidade


Street Fighter IV - (Notícia)

Notícias e prévia do game Street Fighter IV.

Ao simplesmente presenciar o nome Street Fighter, alguns jogadores têm seus corações palpitando com muito mais intensidade. E isso não ocorre à toa, afinal, o jogo é responsável por muita diversão ao redor do mundo todo há muito tempo, inclusive com grande destaque para o Brasil, com sua fórmula extremamente cativante e responsável por cunhar o gênero de luta.

Desde meados da década de 90, o jogo recebeu várias versões, a maioria recebida muito bem pelos jogadores. Títulos com perspectiva 2D eram os favoritos dos jogadores, pois mantinham a essência de Street Fighter II, game que consolidou de uma vez por todas a franquia da Capcom.


Contudo, o anúncio da mais recente entrada na série não decepcionou nenhum jogador, mesmo contendo gráficos tridimensionais. Street Fighter IV, que será lançado para PlayStation 3, Xbox 360 e fliperamas, promete trazer uma jogabilidade similar ao jogo responsável que originou o sucesso da franquia.

Muitas de nossas prévias relatavam sobre a versão para fliperamas. Entretanto, a Games Convention de Leipzig e a Tokyo Game Show demonstraram um tira gosto do estrago, no bom sentido da palavra, que Street Fighter IV vai causar no console da Sony e também na caixa da Microsoft. Uma dose bem aplicada de nostalgia, misturada com todo o poder tecnológico das plataformas da atual geração, deve acertar em cheio, novamente, o mundo todo.



O bom e velho Street Fighter

A maioria dos elementos disponibilizados na versão para os fliperamas também deve estar presente nos consoles. Além disso, a Capcom e a Mad Catz, famosa desenvolvedora de periféricos para videogames, estão trabalhando em um novo joystick, inspirado nos tradicionais controles dos arcades. Um presentão para quem já passou horas em frente às lendárias máquinas de jogos.

Falando sobre o passado, Street Fighter IV também vai contar com muitos personagens já conhecidos pelos jogadores, e alguns estreantes. Até mesmo alguns dos estágios foram poupados, e servirão como belos planos de fundo para as lutas. Provavelmente, você já deve conhecer alguns dos novos lutadores, mas, caso não esteja familiarizado, faremos uma breve recapitulação.

Veteranos e novatos

Até o momento, 4 novos personagens estão confirmados na versão para console. Abel é um lutador francês, com muitas habilidades curiosas. Já Crimson Viper é a típica mulher fatal, com visual atraente e cheia de surpresas. Teremos também o mexicano El Fuerte e o rotundo e abastado Rufus. Fora esses, os conhecidos Dan, Fei-Long e Cammy foram cogitados para fazer parte da seleção de personagens. Seth, o chefão divulgado para os árcades, e Gouken, também não foram confirmados nos consoles.

Jogadores poderão lutar utilizando qualquer um de um total de 16 lutadores, número que pode ser alterado na versão final do jogo. Existe também um personagem secreto para ser desbloqueado. O lutador escondido é ninguém menos que o poderoso Akuma (conhecido como Gouki no Japão), que promete causar muita dor de cabeça aos jogadores.

Contudo, uma boa surpresa pode ser conferida na TGS. Trata-se de Sakura, a colegial discípula de Ryu. Várias novidades sobre a personagem foram revelados no evento, demonstrando seus diferenciais entre os demais lutadores e também seu estilo único de luta.

Espírito colegial

Para a alegria dos fãs, o visual de Sakura continua o mesmo das séries Street Fighter Alpha, na qual a personagem estreou. Luvas e tênis vermelhos, e a clássica saia colegial que caracterizou a lutadora são retratados com muita beleza, usufruindo de toda a tecnologia das plataformas nas quais o jogo aporta.

Além disso, Sakura ainda conta com as mesmas habilidades. Uma versão não tão poderosa do hadouken de Ryu, uma espécie de shoryuken modificado, e seu próprio chute giratório tatsumaki senpuukyaku (também conhecido como "amec-fracruguen" ou "crap-crap-burger" na cultura popular brasileira). Quem já sabe lutar na pele de Sakura não deve passar por problemas na nova versão de Street Fighter, pois a sensação deve ser a mesma.


A lutadora conta com alguns diferenciais em relação aos outros personagens. Sua velocidade é um pouco superior a de Ken ou Ryu. Sendo mais ágil, Sakura conseqüentemente é ligeiramente mais fraca que os demais. Isso obriga o jogador a realizar combinações de ataques calculados contra personagens mais fortes, caso contrário o resultado pode ser nada satisfatório.

Aprimorando a franquia

Junto com a familiaridade à Sakura, jogadores também se sentirão em casa em relação aos demais lutadores. O sistema de luta do restante será igual à versão de Street Fighter IV para os fliperamas, deixando de lado as diferenças entre as plataformas. O modo de como Ryu e Ken disparam seus conhecidos projéteis de fogo continua a ser executa da mesma maneira de como todos conhecem, o que também ocorre com o choque elétrico de Blanka.

Entretanto, uma das já conhecidas novidades é o Focus Attack, recurso que acaba de ser implementado na franquia. Segundo a própria Capcom, o novo sistema será muito importante, pois o domínio do Focus Attack pode ser decisivo em uma luta. Para quem não está familiarizado com o sistema, o Focus Attack relembra o Parry System de Street Fighter III, mas com algumas melhorias.

Jogadores serão capazes de absorver os ataques inimigos e devolvê-los, com mais ou menos intensidade, como um presente para o adversário. Cada um dos personagens executa o sistema — mantendo pressionado o botão de soco médio e os de chute — de maneira diferente, variando conforme o alcance do lutador. El Fuerte é quem pode desferir os golpes na maior distância possível em relação aos demais.

Existem três espécies de Focus Attacks. Os leves, desempenhados ao pressionar rapidamente os botões; médios, que são aplicados ao segurar brevemente os comandos; e os de carga total, acionados ao manter pressionados os botões até que o lutador desfira o golpe. Enquanto você carrega seus golpes, seu lutador ficará totalmente vulnerável aos ataques, então é bom ter cuidado quando estiver lutando contra guerreiros mais ágeis. Caso a situação se complique, você é capaz de desistir da ação, correndo ou bloqueando.

Eternizando um clássico

Felizmente, a versão para os consoles aparenta estar com o mesmo, e belíssimo, nível gráfico de Street Fighter IV dos fliperamas. As animações, personagens, estágios e tudo o que aparece na tela deve ser idêntico aos arcades, e isso deve ser mantido até versão final do jogo. Destaque para os figurantes das lutas, que se movem de maneira convincente e realista, e quase conseguem distrair a atenção dos lutadores.

Parece que finalmente uma franquia lendária será revitalizada da maneira adequada para a alegria de milhares de jogadores. Tanto nos fliperamas quanto nos consoles, Street Fighter IV deve chegar com força total, em um espírito revigorado e, ao mesmo tempo, repleto de elementos clássicos que consolidaram a franquia. Aguarde até fevereiro de 2009, data em que os lutadores mais aclamados dos videogames iniciarão seus combates nos consoles.

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious